Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

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A SUBJETIVAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO MESTRADO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE
Maria Adélia Costa, Lílian Costa Gonçalves

Última alteração: 2023-08-29

Resumo


O mestrado profissional tem se destacado como meio de capacitar profissionais em suas áreas. Notadamente no ensino, é oferecido principalmente a professores da educação básica, visando ao aprimoramento das competências pedagógicas. No entanto, apesar de sua relevância, pouco se conhece sobre as subjetivações dos professores em relação a essa formação. Essa pesquisa, fundamentada na Teoria da Atividade de Vigotsky, que explora a interação entre sujeito, ferramentas, comunidade e objeto, buscou compreender como os professores se subjetivam nesse contexto. Participaram 71 indivíduos, sendo 46,5% atuantes entre 5 e 10 anos em pós-graduação stricto sensu, 46,5% com menos de 5 anos e apenas 7% entre 10 e 20 anos. Os resultados apontaram desafios como a dificuldade de articular área de concentração, linha de pesquisa e prática profissional do mestrando, além da gestão de tempo para desenvolver, testar, ensaiar e documentar o produto educacional. A coleta de dados ocorreu por formulário online via Google Forms, distribuído por e-mail aos professores do ProfEPT. Assim, fundamentando-se na Teoria da Atividade compreende-se o mestrando (sujeito) em busca de aprimoramento (objeto), usando o mestrado (ferramenta) em um ambiente acadêmico (comunidade). Desse modo, o professor faz a mediação entre sujeito, objeto, ferramenta e comunidade.

Palavras-chave


Mestrado profissional. Teoria da Atividade. Produto educacional. Subjetivações.