Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

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A INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ATENUAÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
MARIA GRAZIELLY dos Santos, PEDRO HENRIQUE DE OLIVEIRA ROCHA, Joel Lima, Aderci de Freitas Filho, Gilberto Caldeira Faria

Última alteração: 2023-08-29

Resumo


A formação profissional é complexa. A educação tecnológica demanda por laboratórios que permitam aos alunos aplicarem os conhecimentos e, principalmente se aproximarem da realidade do mercado de trabalho. A integração de conteúdos é uma estratégia pedagógica há muito difundida para melhorar a formação, reduzir a reprovação e a evasão, presentes em diferentes níveis de ensino. No CEFET-MG o Ensino Remoto Emergencial – ERE, foi implementado durante a pandemia, com relativo sucesso, entretanto, nesse período os alunos não tiveram aulas práticas, pois não puderam utilizar os laboratórios e, mesmo com a intensificação dos recursos digitais, é nítida a lacuna que demonstram na capacidade de correlacionar e aplicar os conteúdos estudados. O Curso Técnico em Mecânica integrado, está formando em 2023 as últimas turmas que cursaram disciplinas remotas. Propor atividades práticas em que os alunos correlacionem o máximo de conteúdos estudados é a proposta deste trabalho. A análise de um equipamento de laboratório para fundição de tubos, revela a multidisciplinaridade em sua concepção: a transmissão por polia e correia que se destaca no equipamento, envolve aulas de: elementos de máquinas, desenho, metrologia, tecnologia dos materiais, fundição, usinagem, inspeção e gestão, ministradas no curso. Os alunos envolvidos neste trabalho se dedicaram a reproduzir cada etapa para obtenção dos componentes, acumulando informações e percebendo a íntima relação entre a aplicação, projeto, processos de fabricação, propriedades dos materiais, inspeção e testes, temas ensinados de forma desconectada ao longo do curso. Os dados e produtos obtidos, como desenhos, peças, sugestões de melhoria para os processos, redução de custos e de impacto ambientais, entre outros, passam a ser apresentados aos colegas das turmas, nas mostras de cursos, eventos de acolhimento e poderão também ser utilizados nas disciplinas iniciais para demonstrar e antecipar a importância da integração dos conteúdos em estudo.

Palavras-chave


Integração. Conteúdos. Mecânica.