Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

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AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PARA O ENSINO DE GENÉTICA, BASEADA EM MODELO ANALÓGICO.
Tamiris Guimarães Soares Peixoto, Cristiane de Paula Gouvêa, Leila Saddi Ortega

Última alteração: 2023-08-28

Resumo


Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, no ensino básico, tem mostrado que os estudantes não vêm conseguindo incorporar de forma consistente os conhecimentos genéticos. Alguns fatores já são apontados, como: a natureza complexa dos conceitos, deficiências na qualidade do material didático e formação docente e a plasticidade conceitual do termo gene, dentre outros. Este trabalho visa avaliar o potencial pedagógico de um modelo didático construído para auxiliar no ensino de Genética. O objeto de estudo é o modelo denominado “Haploid Book”, baseado na analogia “O DNA é como um livro”, e formulado por GOUVEA (2017). Os objetivos foram (i) aplicar o modelo, seu roteiro de atividades e um questionário para coleta das impressões de um grupo de doze participantes de pesquisa, constituído por estudantes do ensino médio técnico integrado do CEFET/MG; e (ii) determinar as potencialidades e limitações deste modelo, como instrumento mediador de ensino de conceitos básicos e padrões distintos de heranças genéticas humanas. Foi realizada a remodelação de partes do roteiro de atividades do Haploid Book para ser facilitar a compreensão do modelo, pelos participantes. Para análise dos resultados, foi feita categorização dos dados obtidos. Os resultados indicaram excelente apreensão dos conceitos genéticos abordados pelas questões do roteiro, e a necessidade de reformulação da atividade para ensino da herança Polialelia, a qual foi resolvida, com êxito, somente por um participante. Com relação às percepções dos participantes, obtidas pelos questionários, todos indicaram que o Haploid Book foi mais fácil e instrutivo para o entendimento dos conceitos de genética, do que os livros didáticos, pois ativaram um raciocínio analógico que facilitou a compreensão de conceitos muito abstratos, o contribuirá efetivamente para compreensão das heranças genéticas, estudadas no ensino básico.

Palavras-chave


“Haploid Book”. Modelo Analógico. Ensino de Ciências.