Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

Tamanho da fonte: 
USO DE ANALOGIAS E METÁFORAS NO ENSINO TECNOLÓGICO DO CEFET-MG
Anderson Arthur Rabello, Fátima de Cássia Oliveira Gomes, Lanna Gabrielle Conceição Alves

Última alteração: 2023-08-30

Resumo


Analogias e metáforas (A&M) são recursos linguísticos com função cognitiva utilizados nos discursos vigentes em sala de aula pelo professor. As analogias (comparações explícitas) podem ser utilizadas para facilitar a compreensão de determinado assunto, por meio do uso concreto das relações a partir de domínios de conhecimento estabelecidos. Por outro lado, o uso de metáforas (comparações implícitas) em sala de aula pelo professor, pode atuar de modo afetivo, convidando o aluno ao esforço de interpretação do tema tratado em seu próprio domínio de abstração. Neste trabalho verificou-se a relação entre o uso de A&M por professores do ensino tecnológico do CEFET-MG e as impressões que os alunos obtiveram em participar dessas aulas, no que se refere ao seu próprio aprendizado e interesse. Para essa investigação, foram analisadas as A&M em 20 aulas de professores distintos, das áreas de ciência e tecnologia e as respectivas impressões dos alunos. Os resultados mostraram correlação positiva entre a motivação e compreensão do conteúdo por parte dos alunos e o uso de A&M pelo professor. Observou-se também que uso de analogias foi muito mais frequente que o uso de metáforas, o que mostra que os professores buscaram utilizar preferencialmente comparações explicitas para facilitar o aprendizado do aluno e motivá-lo.

Palavras-chave


Analogias. Metáforas. Ensino tecnológico. Motivação.