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ESPORTE 4.0
Última alteração: 2023-08-30
Resumo
O objetivo do projeto foi realizar o levantamento do estado da arte sobre as principais tecnologias da informação aplicadas ao esporte, através de uma revisão sistemática da literatura. Foram adotadas as recomendações de Page et al (2021) para revisões sistemáticas, onde a frase de busca ("sports" OR "Sport" OR "Athletics" OR "Athletic" ) AND ("Information Technology" OR "Technology, Information") foi utilizada nas bases de dados Pubmed, Scielo, Periódicos Capes, Scopus, e Web of Science. Inicialmente foram encontrados 978 estudos, os quais passaram pelos seguintes critérios de elegibilidade: a) apresentarem algum tipo de tecnologia utilizada no esporte; b) explique o uso de algum tipo de tecnologia utilizada no esporte; c) relatem o histórico de criação e aplicação de algum tipo de tecnologia utilizada no esporte; d) abordam possíveis desfechos futuros (inovação) de tecnologias que já são utilizadas no contexto esportivo, ou que se encontrem em processo de elaboração. Após o processo de elegibilidade, foram incluídos 15 estudos na revisão, dos quais foram extraídos os seguintes dados para elaboração dos resultados: a) autoria (autor e ano da publicação); b) tecnologia utilizada (aplicativo, software, etc); c) caracterização da amostra; d) área de aplicação da tecnologia utilizada (análise de desempenho técnico, físico, tático, etc); d) histórico de origem e criação da tecnologia em questão. Concluiu-se que as tecnologias da informação aplicadas ao esporte foram categorizadas a princípio em duas áreas: análise do desempenho humano (aplicativos que coletam dados de variáveis do condicionamento físico do atleta que evoluíram para integração com wearables e gamificação) e análise de vídeo (treinamento de habilidades motoras e tomada de decisão tática em ambientes de realidade virtual e simulada); foram originadas há aproximadamente 50 anos, e desenvolvem-se no contexto da inovação utilizando inteligência artificial.
Palavras-chave
Tecnologia da informação. Esporte. Inovação