Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

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CADERNO DE ATIVIDADES PARA FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO I
Maurilio Alves Martins da Costa, Thulio Marco de Oliveira Fernandes

Última alteração: 2023-09-05

Resumo


A disciplina de Fundamentos de Programação I é o primeiro contato do aluno do curso de Desenvolvimento de Sistemas com a programação de computadores. O processo de aprendizado desse conteúdo é um desafio, pois implica aprender sobre o funcionamento de um computador, desenvolver o raciocínio lógico, aplicar o pensamento lógico num sistema computacional, modelar problemas do dia a dia utilizando essa lógica e por fim codificar o modelo criado em uma linguagem que é suportada pelo computador. Além disso, a bibliografia utilizada para a disciplina nem sempre traz enunciados de problemas condizentes com o conhecimento de um estudante do ensino médio, pois são as mesmas utilizadas em cursos do nível superior. Assim, tem-se mais um nível de dificuldade para os estudantes, tornando o processo de modelagem ainda mais árduo. Não por acaso, essa é uma disciplina classificada pelos alunos como difícil e com um significativo índice de reprovação. Esse projeto visa auxiliar o estudante no processo de modelagem e codificação dos problemas em uma metalinguagem que usa a língua portuguesa como idioma e utiliza comandos mais próximos aos utilizados nos livros de teoria de programação em uso no curso. Assim, propõe-se a criar um caderno de atividades com enunciados de problemas aplicáveis à disciplina que favoreça o pensamento lógico computacional de um aluno do nível médio de ensino e que auxilie o aluno no processo de aprendizado da disciplina. Dessa forma espera-se contribuir com a fixação do conhecimento em programação, com a diminuição da dificuldade do entendimento dos enunciados dos problemas e com a redução da reprovação existente na disciplina. Com o resultado do projeto foi criado um caderno eletrônico com 237 exercícios resolvidos, onde é apresentado um enunciado compatível com os conhecimentos trabalhados até o primeiro ano do ensino médio e com um estudo de cada um dos problemas, onde são especificadas as entradas válidas e não válidas, bem como as saídas esperadas.

Palavras-chave


Programação. Algoritmo. Pseudocódigo.