Tamanho da fonte:
SISTEMA DE APOIO AO MÉTODO TREZENTOS
Última alteração: 2023-09-04
Resumo
O Método Trezentos é uma metodologia de aprendizagem ativa que se apoia numa estratégia didática colaborativa na qual o estudante o elemento central nos processos de ensino e aprendizagem. Seu idealizador, Prof. Ricardo Fragelli, propõe metodologias e ferramentas que enfocam a colaboração em salas de aula com estudantes de perfis heterogêneos nos mais diversos aspectos. O objetivo do método é melhorar a relação ensino e aprendizagem e, como resultado, diminuir índices de reprovação de estudantes, diminuindo também índices de evasão escolar. O método é organizado em etapas e possui uma sistemática de formação de grupos, avaliação e reavaliação de desempenho e autoavaliação dos estudantes. A instrumentação do método é uma tarefa demorada, o que pode representar obstáculos para aplicação do método e/ou elaborar rapidamente planos de ação para mitigar deficiências de aprendizagem evidenciadas pela metodologia. O objetivo desse projeto é criar um sistema de apoio à aplicação do Método Trezentos de modo a permitir que as etapas ocorram de maneira célere e transparente entre todos os usuários. O Sistema de Apoio ao Método Trezentos (SAMT) disponibiliza uma plataforma na qual os professores podem cadastrar suas turmas e aplicar o método. Etapas de formação de grupos, combinada com o registro de avaliações de desempenho e de registro de autoavaliações dos estudantes podem ser analisadas automaticamente pelo sistema, que produzirá relatórios contendo métricas de evolução na aprendizagem/desempenho dos estudantes. A automação da aplicação do método combinada com a produção de relatórios permitirá que o docente adote mais rapidamente medidas adequadas para contornar eventuais distúrbios de ensino/aprendizado.
Palavras-chave
Método Trezentos. Metodologia Ativa. Aprendizagem Colaborativa