Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

Tamanho da fonte: 
DO LIVRO À IMPRESSÃO 3D: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
MAÍRA DOS SANTOS PIRES, TELLES CARDOSO SILVA, EMANUEL ANDRADE CAPUTO FLORES, ARTHUR JACKSON ABREU CASTRO, JOSÉ MANOEL BORGES NETO

Última alteração: 2023-09-02

Resumo


A Educação 5.0, que surgiu após a educação 4.0 - a revolução da internet - promove metodologias ativas e inovadoras do processo educacional baseadas na cultura Maker para construção de instrumentos didáticos para o Ensino. Tais metodologias estão associadas às tecnologias das informações (TIC), à Internet das Coisas (IoT) e impressão 3D. A utilização destas ferramentas tecnológicas minimiza algumas das dificuldades encontradas por professores(as) de diversas instituições de ensino, relacionadas à falta de recursos materiais, de tempo para o planejamento e realização de atividades experimentais e, também, facilita a inclusão de portadores de necessidades especiais. Neste contexto, o presente projeto visou o desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis e inovadores, os quais ajudam e incentivam a aprendizagem nas escolas das redes públicas de ensino da região de Varginha e, principalmente, dos estudantes do CEFET-MG. A ideia é propiciar acesso às novas tecnologias da informação e comunicação para os educadores(as) e alunos(as) por meio da cultura Maker, estimular o empreendedorismo, a expertise em tecnologia, inclusão de portadores de necessidade especiais e sustentabilidade. Para o desenvolvimento dos materiais foram utilizados impressora 3D PRO - GTMAX3D CORE A1V2 e a cortadora a lazer CNC), além dos softwares de fatiamento altamente personalizável “Ultimaker Cura”, o Revit e o Autolaser. Foram desenvolvidos materiais didáticos capazes de promover a inclusão de pessoas deficientes nas áreas de Ciências (Química e Biologia), além de jogos e peças didáticas para estudos de Linguagens. A partir da utilização dos objetos criados em situações reais, foi possível a obtenção de feedback do público-alvo, que foi bastante positivo. Os materiais em questão proporcionaram o desenvolvimento da autonomia e criatividade dos discentes, além de favorecer a aprendizagem por meio da experimentação e criação de forma interdisciplinar.

Palavras-chave


Educação 5.0. Materiais Didáticos. Maker