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AVALIAÇÃO DA AUTONOMIA DOS xVEs EM RELEVOS DA REGIÃO CENTRAL DE BELO HORIZONTE POR MEIO DE SIMULAÇÕES
Última alteração: 2023-09-04
Resumo
Os veículos eletrificados (xVEs) compreendem um conjunto de tecnologias que usam a tração elétrica como propulsão, sendo um Veículo Elétrico puro (VEs) ou Híbrido VEH. Os xVEs já são uma realidade no mercado de automóveis e, mesmo no Brasil, é comum encontrar veículos circulando nos grandes centros. Os xVEs foram desenvolvidos para regiões planas, como as encontradas nos EUA e na Europa e a autonomia anunciada pelas montadoras é para ciclos de condução normalizados para estas regiões. Cidades com relevos acidentados, como Belo Horizonte, impõem aos xVEs condições diversas que demandam níveis mais elevados de potência nas baterias: enquanto nos terrenos planos as maiores demandas de potência são os transitórios de aceleração e frenagem, em terrenos acidentados, o veículo pode transitar por uma longa subida ou descida, demandando uma potência elevada por períodos maiores. A operação com potências elevadas aumenta as perdas, consequentemente reduzem a autonomia, demandam mais dos armazenadores e podem reduzir a vida útil. O projeto tem como objetivo identificar os principais modelos de xVEs disponíveis no mercado nacional e avaliá-los em alguns trajetos típicos da região central de Belo Horizonte. O trabalho apresenta os resultados parciais do projeto, como a apresentação dos principais veículos comercializados, o modelo de simulação e a comparação entre ciclo de condução normalizado (WLTP) e um ciclo condução medido na região central de BH. Os resultados destacam as particularidades da operação dos xVEs em relevos mais acidentados e como o relevo pode afetar na autonomia. O trabalho continuará com o refinamento dos resultados, melhorias nos modelos e comparações dos diferentes veículos pesquisados.
Palavras-chave
Veículos Elétricos. Drive Cycles. Baterias.