Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

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O CABELO AFRO E SUA REPRESENTAÇÃO EM ANÚNCIOS DE COSMÉTICOS: UMA ANÁLISE MULTIMODAL
Natália Mariloli Santos Giarola Castro, Alba Valéria Aparecida Durães, Laura Luisa Aparecida Alexandre Santos

Última alteração: 2023-09-05

Resumo


Os textos são multimodais, uma vez que são construídos por mais de um modo e articulações que contribuem para a criação de significados. Por isso, os anúncios publicitários estão cada vez mais investindo em recursos multimodais para divulgar seus produtos nas redes sociais. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar algumas imagens publicitárias de produtos para cabelos afros, por meio da Semiótica Social (GUALBERTO; KRESS, 2018) e da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Para o desenvolvimento deste estudo, fizemos uma revisão de literatura sobre multimodalidade, semiótica e questões raciais. Analisamos cinco imagens publicitárias de cosméticos para cabelos crespos e cacheados, retiradas do Instagram das marcas. Ressaltamos que esta pesquisa é de caráter interpretativista, visto que ela possibilita diferentes olhares e interpretações sobre o material coletado. Verificamos que imagens publicitárias se constituem de diferentes modos e o arranjo do texto permite a interação do leitor com o texto e a constituição de significados. Os anúncios representam o empoderamento das mulheres com cabelos afros, além de dar foco em seus produtos utilizando de elementos criativos e coloridos, atributos que agregam valor ao produto, estabelecendo uma conexão emocional com o público feminino e reforçando a qualidade e eficácia dos cuidados capilares proporcionados pelas linhas. As categorias mais recorrentes nestes textos foram a metafunção interpessoal, enquadramento e valor de informação. Por isso, após nossa análise, sentimos a necessidade de criarmos um website que almeja valorizar a diversidade do cabelo afro e ofereça cuidados personalizados, tanto para o público feminino quanto masculino. O site encontra-se em construção e pretendemos lançá-lo durante a semana da consciência negra. Esta pesquisa pode contribuir para melhor entendermos as publicidades, valorizarmos o cabelo afro, além de favorecer para o letramento crítico dos futuros usuários do site.

Palavras-chave


Cabelo-afro. Semiótica. Anúncios.