Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 19ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2023

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ABNT PLAY: UM JOGO DIGITAL PARA ENSINO DAS NORMAS DA ABNT PARA TRABALHOS ACADEMICOS A ALUNOS DA EPTNM
Rodrigo Alves dos Santos, Maria de Lourdes Cardoso, Guilherme Alvarenga de Azevedo, Pedro Ferreira Manoel

Última alteração: 2023-09-12

Resumo


O presente trabalho apresenta uma ferramenta de ensino desenvolvida como produto educacional de uma dissertação de mestrado defendida no PROFEPT – CEFET-MG Divinópolis. Nesse contexto, o interesse do BIC que resultou neste trabalho foi idealizar e implementar uma ferramenta que fosse eficaz no ensino das regras e diretrizes para trabalhos acadêmicos estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para tanto, o trabalho adotou uma abordagem qualitativa e se valeu de um estudo de caso que recorreu, inicialmente, a uma pesquisa bibliográfica e documental. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa de campo que utilizou como instrumento um questionário online para a obtenção dos dados que fomentaram a idealização e o desenvolvimento de um jogo com formato de perguntas e respostas. Chamado ABNT Play, o jogo não exclui o professor no processo de promoção da aprendizagem, e permite ao aluno estudar as normas da ABNT de forma organizada por tópicos. A modelagem e criação das imagens do jogo foram realizadas no Figma. Com as imagens iniciais prontas, foi escolhido um ambiente de desenvolvimento, o Visual Studio Code. Já a programação em si da interface e das funcionalidades do jogo foi realizada utilizando a linguagem de programação Dart em conjunto com seu framework Flutter. A escolha também foi fundamentada no fato de que essa ferramenta já está bem desenvolvida e possui uma boa integração com o serviço de banco de dados gratuito utilizado, o Firebase. Além disso, o jogo foi hospedado na web através do Vercel, para que possa ser acessado de qualquer plataforma que os usuários estejam utilizando. Ao ser submetido para testes e análise dos alunos e professores do EPTNM, o jogo mostrou ser bastante promissor para a promoção da aprendizagem do tema escolhido, segundo análise do público-alvo selecionado.

Palavras-chave


Ensino médio integrado. Normalização. Trabalhos acadêmicos. Jogo educativo.