Tamanho da fonte:
DICIONÁRIO DE QUÍMICA EM QUADRINHOS
Última alteração: 2024-09-08
Resumo
Este projeto teve como objetivo criar um dicionário inédito de Química em formato de histórias em quadrinhos como uma proposta de apropriação e abrangência de conceitos teóricos e práticos da disciplina. Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um levantamento bibliográfico atualizado que buscou subsidiar diferentes eixos temáticos que contemplam a ementa dos conteúdos trabalhados nas turmas do Ensino Médio. Após tal levantamento, construiu-se um e-book digital composto por enredos voltados para as aplicações de definições que podem ser contextualizadas e cuja finalidade consistiu em ressaltar a importância do lúdico como instrumento de divulgação científica. Espera-se que com o desenvolvimento do projeto, seja ressaltada a importância de se discutir a relação dos conteúdos abstratos e aplicáveis na sociedade, na medida em que o material produzido servirá como um meio de comunicação e como um recurso didático-pedagógico favorecedor do processo de ensino e aprendizagem. A partir da estratégia utilizada, buscou-se compreender conteúdos relacionados ao cotidiano, viabilizando a mudança de pensamentos e construção de novas concepções críticas que permitam melhorar a educação. Diante do que foi abordado, o projeto propôs a aprendizagem significativa por meio do emprego de metodologias ativas, ressaltando-se a importância de se trabalhar novas formas de ensino, já que prioriza a formação crítica e humana do estudante, o que possivelmente conduzirá à melhoria da educação e da sua qualidade de vida, uma vez que envolverá o crescimento pessoal e acadêmico.
Palavras-chave
Glossário. Aprendizagem significativa. Didática.
É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.