Tamanho da fonte:
ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO “FISICA NO COTIDIANO” PARA AMBIENTE VIRTUAL
Última alteração: 2024-09-12
Resumo
Infelizmente, muitos alunos chegam no ensino médio com a ideia de que a Física é uma ciência extremamente difícil e cheia de fórmulas mirabolantes. Frente a essa realidade, é um desafio constante abordar os conceitos da Física de uma forma simples, com uma linguagem clara e objetiva, usando o cotidiano do leitor para facilitar o entendimento dos conceitos. Com este trabalho, pretende-se a partir da leitura de livros que abordam a física no cotidiano, mostrar várias abordagens de como os conceitos da Física podem ser aplicados no cotidiano. O cotidiano, visto como espaço informal para o aprendizado trás muitas oportunidades para explorar conceitos, tais como: propagação do calor, pressão, eletricidade, mecânica entre outros. Analisando essas temáticas em livros didáticos, observa-se uma busca constante em aproximar a física da rotina de todos os indivíduos. As temáticas se tornam envolventes, interessantes, menos difíceis e mais conceituais. Assim, a inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pode auxiliar o professor nesse processo de estimular o aluno na aprendizagem da disciplina, uma vez que os tópicos serão voltados para o cotidiano do aluno. O objetivo desse projeto é elaborar um material didático sobre Física no cotidiano para ambiente virtual, com textos que abordem a aplicação da física no dia a dia. Dessa forma, o aluno poderá interagir com a informação além da sala de aula, visando facilitar o seu processo de aprendizagem. Além da transposição didática dos textos para o ambiente virtual, algumas perguntas serão criadas no intuito de envolver os estudantes. Esse material será disponibilizado para as turmas das segundas séries de 2025/1 dos cursos Integrados (Redes de Computadores, Mecatrônica e Eletrotécnica) do Campus Nepomuceno. Serão usados mapas conceituais e prova tradicional para analisar se o material elaborado auxilia os alunos na apropriação do conhecimento.
Palavras-chave
Física. Cotidiano. Virtual.
É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.