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LIMITES E DERIVADAS: UM ESTUDO HISTÓRICO-MATEMÁTICO DO MATERIAL PRODUZIDO PELO ENCONAM
Última alteração: 2024-09-24
Resumo
Este projeto se insere dentro de uma pesquisa maior com objetivo de estudar a história do Ensino de Cálculo Diferencial e Integral nos cursos técnicos do CEFET-MG. Ressalta-se que, atualmente, os conteúdos do Cálculo são ministrados pelos professores de Matemática, na 2a série de alguns cursos da EPTNM. O objetivo geral deste projeto de pesquisa é contribuir para a área de História da Educação Matemática no Brasil por meio da análise, do ponto de vista histórico-matemático, do fascículo de Limites e Derivadas produzido por professores que ensinavam matemática nas Escolas Técnicas Federais e CEFETs a partir dos Encontros Nacionais de Professores de Matemática das Escolas Técnicas Federais (ENCONAM). É uma pesquisa de natureza qualitativa desenvolvida por meio da análise documental. Foram produzidos, ao todo, 11 fascículos pelos professores, sendo que cada um deles continha um assunto diferente, e não eram separados por ano ou por série. O material de Limites e Derivadas foi produzido por uma CCP (Comissão Central Permanente) do livro-texto, composta pelo Cefet-MG (Coordenador e Editores) Cefet Paraná (Editores) e pelas Escolas Técnicas do Ceará, Mato Grosso e Goiás, e surgiu da reformulação de trabalhos anteriores, com base em alguns materiais utilizados pelas instituições. O Livro foi dividido em 17 partes com exercícios aplicados a uma grande variedade de conteúdos, especialmente física e geometria, e apresenta inclusive aplicações diretas para conteúdos dos cursos técnicos. Essa tendência de apresentar o conteúdo no contexto da educação profissionalizante pode ser explicada pelo esforço dos membros da C.C.P. para adaptar o ensino de matemática à realidade dos estudantes das escolas técnicas. Isso porque esse livro, assim como os outros materiais da mesma coleção, foi desenvolvido após a realização de uma extensa pesquisa a respeito da necessidade de conteúdos de Matemática nos cursos técnicos dos Cefets e Escolas Técnicas.
Palavras-chave
Cálculo Diferencial. História da Educação Matemática. Ensino de Cálculo.
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