Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 20ª Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG

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O USO DE JOGOS DIGITAIS PARA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA PRÁTICA EDUCACIONAL
Natália Mariloli Santos Giarola Castro, Samuel Silva Gomes, Maria Isabel Rios de Carvalho Viana

Última alteração: 2024-09-18

Resumo


Este estudo investiga a subutilização do potencial educacional dos jogos, tradicionalmente vistos apenas como entretenimento, destacando sua aplicação pedagógica no desenvolvimento da competência linguística de estudantes de inglês como língua adicional. Jogos digitais proporcionam oportunidades autênticas de uso da língua, promovem a autonomia dos alunos e possibilitam a construção de identidades, conforme discutido por Leffa et al. (2012). O objetivo desta pesquisa é analisar os jogos usados por alunos do ensino médio integrado do CEFET-MG, Campus Divinópolis, para a prática de inglês fora da escola, com base nos princípios de aprendizagem de Gee (2013). Utilizando uma abordagem metodológica mista, com técnicas qualitativas e quantitativas, a coleta de dados inclui revisão bibliográfica, questionários e entrevistas semiestruturadas. Resultados parciais mostram que os estudantes utilizam jogos como RPGs, possibilitando uma aprendizagem tangencial, onde aprendem conteúdos inseridos em contextos de interesse. Assim, os games criam um ambiente ideal para engajamento, motivação e autonomia. Muitos jogos estimulam o aprendizado por meio de filosofias e práticas de game design. Este estudo contribui para preencher a lacuna na compreensão do papel dos jogos no ensino de inglês, favorecendo para a aprimoração de práticas educacionais e promoção de uma abordagem mais eficaz e envolvente no aprendizado de línguas adicionais.

Palavras-chave


Jogos digitais. Ensino/aprendizagem de inglês. Princípios de aprendizagem.

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