Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 20ª Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
ESCRITA, LEITURA E LUDICIDADES: PERSPECTIVAS E IMPLEMENTAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo, Luis Othávio Ribeiro Alves

Última alteração: 2024-09-11

Resumo


A produção textual e a formação leitora, na atualidade, ainda é um desafio tanto para o professor que faz a mediação desses processos com seus alunos, quanto para os estudantes, que ainda não compreendem toda a extensão da importância que tais habilidades denotam em sua formação cognitiva e acadêmica. E no cenário de pós-pandemia, é sabido que muitas dificuldades poderão se acentuar no cotidiano escolar, o que exigirá esforços e adaptações importantes de todos, a fim de viabilizar uma boa aprendizagem aos estudantes. A partir desse contexto, e em perspectiva multidisciplinar, o objetivo dessa investigação foi ampliar o conceito de ludicidade e seus desdobramentos para a educação profissional técnica de nível médio, com o uso de jogos presenciais enquanto recursos de apoio à aprendizagem e desenvolvimento da leitura e escrita nesse segmento. Por meio de revisão bibliográfica, pesquisa exploratória e produção de jogos, a investigação analisou o conceito de gamificação e prototipação, alinhando-se a adaptações de jogos analógicos para as aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual, a fim de auxiliar na compreensão leitora, produção escrita de gêneros textuais e conteúdos específicos. Notou-se que o formato presencial e coletivo das sondagens com jogos, de forma direcionada e com ênfase à aprendizagem de temas específicos, mostrou-se pertinente aos objetivos propostos, possibilitando uma implementação dessa prática na educação profissional. Assim, foi possível observar e concluir, por meio dos resultados apresentados, que jogos tradicionais - como jogo da memória e trilha - podem contribuir significativamente em sala de aula, especialmente em abordagens de revisão de conteúdo e aprofundamento de habilidades leitoras.

Palavras-chave


Ludicidades. Escrita. Leitura

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.