Tamanho da fonte:
DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA NA PLATAFORMA ARDUÍNO: OSCILADOR AMORTECIDO E FORÇADO
Última alteração: 2024-09-18
Resumo
Atualmente, é convergente o pensamento dos professores de Física sobre a importância das experiências no processo ensino-aprendizagem. É notório que aulas, de Física, puramente teóricas, independentemente do conteúdo, não possibilitam a total compreensão do tema abordado. Um dos motivos para tal impossibilidade, talvez o mais importante, é a dificuldade do aluno em relacionar tal teoria com fenômenos do seu dia a dia. Como solução para este problema, podemos pensar em processo de ensino-aprendizagem onde a experiência tenha papel fundamental. Ao designarmos às experiências de Física um papel fundamental no processo ensino-aprendizagem, possibilitaremos aos alunos uma aprendizagem significativa. Nesta aprendizagem, os alunos irão ser capazes de correlacionar a teoria com os fenômenos do dia a dia, uma vez que o experimento de Física será o agente responsável por tal correlação. Uma forma de se desenvolver experimentos de Física que disponibilizem resultados rápidos é utilizando a plataforma Arduíno, que possibilita o desenvolvimento de dispositivos capazes de fazer medições precisas e rápidas. Portanto nesse projeto desenvolvemos uma montagem experimental, com aquisição autônoma de dados, que possibilita a realização de experimentos, qualitativos e quantitativos, sobre oscilações amortecidas e oscilações forçadas. Utilizando sensores de campo magnéticos, determinamos a posição de um ímã em um movimento oscilatório, os resultados obtidos permitem determinar valores característicos desse movimento como, por exemplo, a amplitude e a frequência do movimento.
Palavras-chave
Movimentos Oscilatórios. Ensino de Física. Aquisição Autônoma de Dados.
É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.