Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 20ª Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG

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AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM BASE NA BNCC: UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DA REGIONAL OESTE DE BELO HORIZONTE
Leila Saddi Ortega, Fabiana da Conceição Pereira Tiago, Adler Lopes Ramalho, Julia Dias Gomes

Última alteração: 2024-09-11

Resumo


O presente trabalho investiga a percepção ambiental de alunos do ensino médio com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), comparando uma escola pública e uma privada da Regional Oeste de Belo Horizonte. Em um cenário de crescente crise ambiental, é fundamental entender como os estudantes assimilam e aplicam os conteúdos ambientais em seu cotidiano. A pesquisa busca avaliar se as abordagens adotadas em ambas as instituições estão efetivamente promovendo uma consciência ambiental crítica e sustentável entre os alunos. O estudo adota uma abordagem qualitativa, baseada em pesquisa de campo. São aplicados questionários e entrevistas a alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, professores e gestores de uma escola pública (CEFET) e uma privada (ICJ). O questionário é fundamentado na BNCC e busca investigar a percepção e aplicação de conhecimentos sobre educação ambiental. Parte da pesquisa foi realizada com a aplicação do questionário no ICJ, permitindo a apresentação de resultados preliminares. A maioria dos estudantes afirmou entender plenamente (100%) e aplicar (86,2%) os conteúdos ambientais em suas vidas. Em termos de compreensão, a maioria absorve os conteúdos e foi classificada, conforme as categorias de percepção ambiental, como biológica-biocêntrica-física-social, com a melhor avaliação. No entanto, ao analisar outras partes do questionário sobre práticas sustentáveis, nota-se certa inconsistência, já que as porcentagens para atividades como redução do consumo de água, separação de resíduos e diminuição do uso de descartáveis são baixas. Até o momento, os questionários foram aplicados no ICJ, e as respostas estão sendo analisadas. As entrevistas, atualmente em fase de elaboração, serão estruturadas com base nessas análises, permitindo um aprofundamento das percepções obtidas. Ainda falta a aplicação dos questionários e entrevistas no CEFET, o que complementará os dados e possibilitará uma comparação mais abrangente entre os dois contextos escolares.

Palavras-chave


Educação Ambiental. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Percepção Ambiental.

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