Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 20ª Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG

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THE LAST - JOGO DE SOBREVIVÊNCIA COM DESAFIOS DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO O UNITY3D
Luan Soares Oliveira, Antônio Carlos Stephan de Souza Neto, Daniel Ferreira Ferraz, Adriely Avelino de Castro, Nathália Campos Lessa

Última alteração: 2024-09-11

Resumo


Atualmente a indústria de jogos atinge um mercado superior a outras mídias mais tradicionais, como o cinema. Neste cenário, os jogos independentes vêm ganhando cada vez mais destaque e, neste contexto, surge o presente projeto, de alcunha "The Last", sendo a continuação de projetos de anos anteriores. Este trabalho é desenvolvido na Unity 3D, um motor gráfico amplamente utilizado no cenário de desenvolvimento de jogos independentes e profissionais. Em anos anteriores, a criação de uma área inicial (Bunker) e mecânicas básicas de jogabilidade, como movimentação e interação com objetos, foram concluídas. Atualmente, o foco do projeto são melhorias gráficas, mecânicas de combate e exploração, com criação de cenários de mundo aberto, implementação de uma versão jogável de teste com uma parcela da história do jogo, além de melhorias em implementações anteriores. Em termos de melhorias gráficas pode-se citar como exemplo o design do Bunker, que foi redesenhado e remodelado, tendo sua iluminação refeita com reflexos de alta qualidade e iluminação mais realista e uniforme, além de um maior detalhamento do cenário. Além disso, foram implementados mecanismos de otimização, que controlam o carregamento dinâmico de cenários, com o objetivo de economizar recursos computacionais. Quanto às mecânicas de combate, estão em desenvolvimento a possibilidade de uso de armas de fogo e corpo a corpo, além de mecânicas que permitem coletar e interagir com recursos e gerenciar suas necessidades de sobrevivência, como fome e sede. Para as mecânicas de combate, também foi implementada uma mecânica de Inteligência Artificial para criaturas inimigas, que controlam estados como os de ronda e perseguição para estes elementos do jogo. Por fim, os testes da versão de demonstração estão em andamento. Os resultados obtidos até o momento mostram que é possível, mesmo com uma pequena equipe de desenvolvimento, criar um jogo com qualidade gráfica e de desempenho.

Palavras-chave


Unity 3D. Jogos Indie. Lógica de Programação.

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