Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 20ª Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG

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CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAL PARA USO EM MODELO DE REPRESENTAÇÃO DO CICLO DA ÁGUA
Chan Kou Wha, Arthur Duarte Ribeiro, Beatriz Cardoso de Oliveira, Emanuelle Amaro dos Santos, Lilia Maria de Oliveira

Última alteração: 2024-09-11

Resumo


A finalidade desse trabalho é apresentar a importância do conhecimento dos materiais e das condições de contorno para o desenvolvimento de maquetes que representem o ciclo da água. Essas maquetes foram utilizadas em uma escola de ensino fundamental, com o objetivo de discutir com os estudantes, conceitos fundamentais, tais como: precipitação, infiltração, porosidade, índice de vazios, entre outros. As maquetes foram criadas com os seguintes materiais: embalagem plástica para bolo, tubo plástico, saco de lixo, além dos solos: areia e pedregulho. A maquete consiste basicamente em um material plástico (embalagem) que confina o solo e permite entrada de água pelo topo e saída de água pela base. Nesse caminho, entre o topo e a base, a água encontra nos vazios dos solos espaço para se movimentar. Algumas configurações de maquetes foram desenvolvidas variando a proporção de areia e pedregulho em cada uma delas, com o objetivo de gerar discussão ao final das práticas. Portanto é importante o conhecimento das propriedades dos solos para que se possa entender melhor o fluxo da água no meio poroso. Os solos foram então ensaiados no laboratório de Mecânica dos Solos para determinação de granulometria e permeabilidade. As condições de contorno do modelo, como por exemplo: a posição do tubo de saída, é influenciada pela granulometria do material e por algum tipo de colmatação que pode ser observado após o experimento. Assim, com o resultado desses ensaios foi possível reproduzir maquetes semelhantes, ajustar configurações do modelo e interpretar melhor os resultados com os estudantes durante as práticas realizadas na escola.

Palavras-chave


Ciclo da água. Maquetes. Modelo didático.

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