Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 20ª Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG

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RECRIAÇÃO DO JOGO PONG EM FPGA: APRENDIZADO E EXPERIMENTAÇÃO EM CIRCUITOS LÓGICOS
César Henrique Resende Soares, Nestor Dias de Oliveira Volpini

Última alteração: 2024-09-13

Resumo


O objetivo deste trabalho foi recriar o jogo PONG em uma FPGA. O projeto foi desenvolvido utilizando a FPGA DE2 da Altera, equipada com o chip Cyclone II, e a IDE Quartus II (versão 13.01sp), a versão mais recente compatível com esse hardware, garantindo total compatibilidade. Esta plataforma possibilita o desenvolvimento tanto em Verilog quanto com blocos lógicos, oferecendo um ambiente robusto para experimentação. O projeto visou não apenas aprofundar a compreensão do funcionamento das FPGAs, mas também proporcionar experiência na criação de gráficos e na implementação de circuitos lógicos, com o objetivo de aplicar esse conhecimento em uma futura implementação de uma CPU baseada na arquitetura RISC-V.O jogo PONG foi escolhido pela sua simplicidade e relevância histórica como um dos primeiros jogos eletrônicos, permitindo que o foco se mantenha na implementação dos circuitos lógicos e no aprendizado prático sobre FPGAs. A simplicidade do PONG facilita o aprofundamento técnico necessário para o desenvolvimento de sistemas mais complexos no futuro. Como resultado, foi obtido um protótipo funcional, demonstrando o sucesso da implementação e a viabilidade de aplicações mais avançadas utilizando a plataforma FPGA.

Palavras-chave


FPGA. Implementação de Circuitos Lógicos. Desenvolvimento em Verilog.

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