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ARTES DE CURAR, REZAR E BRINCAR: SABERES, TRADIÇÕES E SUAS RESISTÊNCIAS AO APAGAMENTO NO AGLOMERADO CABANA DO PAI TOMÁS
Última alteração: 2024-09-11
Resumo
O projeto surgiu como uma demanda da própria comunidade, buscando promover a reflexão sobre o processo de apagamento dos saberes tradicionais no Aglomerado Cabana do Pai Tomás, em Belo Horizonte. No presente trabalho, visa-se apresentar e analisar as ações deste projeto. A partir dos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e das perspectivas de contracolonização de Nego Bispo (2015), emprega-se a seguinte metodologia: reuniões para construção colaborativa de oficinas e sequências didáticas executadas na Escola Estadual Professora Nair de Oliveira Santana, com foco na discussão sobre as práticas de Congado através de seus ritmos percussivos; mapeamento de saberes no território de atuação; realização e promoção de eventos; revisão bibliográfica; utilização de métodos qualitativos na construção de material textual e audiovisual mediante a realização de entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa. Sobre o mapeamento de saberes, foram atingidos os seguintes resultados: execução de projetos juntamente da aplicação de sequências didáticas interdisciplinares com a comunidade escolar com o fim de promover a visibilização dos saberes tradicionais do território; produção de um livro e um documentário sobre os 30 anos da Guarda de Congo São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, bem como eventos no território do Cabana; criação de um banco de entrevistas com depoimentos dos moradores para a elaboração do livro “Mestras e Mestres dos saberes tradicionais do Cabana do Pai Tomás”; a construção de um Museu Virtual visando resgatar essas memórias dos saberes tradicionais presentes na comunidade. Tais ações evidenciam a importância da preservação dos saberes tradicionais no Aglomerado Cabana do Pai Tomás. Por meio de uma abordagem colaborativa e interdisciplinar, o projeto fortalece a resistência ao apagamento cultural, promovendo a valorização e visibilidade dessas práticas junto à comunidade escolar e moradores.
Palavras-chave
Extensão popular. Divulgação científica. Saberes tradicionais.
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