Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 20ª Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
A INTERDISCIPLINARIDADE NA ALIANÇA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: UMA OFICINA DE ELETRÔNICA BÁSICA COM ARDUINO UNO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA NAIR DE OLIVEIRA SANTANA
Jeferson Figueiredo Chaves, Caio Palhares Rocha Porto, Thasso Caminhas Vieira, Thiago Leonardo Oliveira Bertolino, Idelfonso Binatti, Bráulio Silva Chaves

Última alteração: 2024-09-13

Resumo


A oficina de eletrônica básica, voltada para os alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Nair de Oliveira Santana, localizada na Cabana do Pai Tomás, uma região de vulnerabilidade social em Belo Horizonte, visou promover a interdisciplinaridade na aliança entre a teoria e a prática. Por meio do uso de ferramentas como o Arduino, uma plataforma de prototipagem, o projeto visou despertar a curiosidade, estimular o pensamento crítico e fomentar o trabalho em equipe, conectando as disciplinas de física e matemática ao cotidiano dos alunos de forma prática e colaborativa. A iniciativa ocorreu em parceria com o Programa SoFiA de extensão popular e divulgação científica do CEFET-MG. Objetivou-se introduzir os fundamentos da eletrônica e da programação, incentivando discentes a desenvolver um projeto em que pudessem exercitar a criatividade e o raciocínio lógico. No que tange à metodologia, foi feita uma estrutura em forma de sequência didática, com base na pedagogia histórico-crítica, dividida em 8 módulos de aulas. Durante a oficina, os estudantes tiveram a oportunidade de construir o clássico Jogo Genius, brinquedo popular na década de 80 baseado na memorização de cores, no Arduino Uno para aplicar os conhecimentos adquiridos, realizando desde a montagem de circuitos até a programação do jogo com LEDs e botões. A avaliação do progresso dos estudantes foi realizada por meio de um questionário, no qual eles demonstraram grande satisfação com o aprendizado. Além disso, os alunos mostraram interesse pelo assunto, sugerindo um despertar para a continuidade de estudos na área. Ao final da oficina, foi possível observar um impacto positivo, tanto em termos de aprendizado técnico quanto em habilidades interpessoais. Assim, ao engajar jovens de uma região vulnerabilizada, a iniciativa ajudou a promover processos de democratização do conhecimento, a interdisciplinaridade e a conexão entre a teoria e a prática a partir do campo da computação.

Palavras-chave


Educação. Arduino. Eletrônica.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.