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CORRESPONDÊNCIAS, REGISTROS, ARQUIVOS E MEMÓRIA: A FORMAÇÃO LEITORA E A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS DOCUMENTAIS EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS.
Última alteração: 2024-09-11
Resumo
Esta proposta surge a partir de uma demanda advinda de projeto de extensão, com a doação de um acervo pessoal e histórico da musicista, poetisa, etnógrafa e intelectual varginhense Oneyda Alvarenga, ex-aluna de Mário de Andrade, e que se correspondeu, por muito tempo, com seu mentor e amigo modernista. Nesse contexto, a finalidade desta investigação em curso é fomentar a organização de um espaço de memória e divulgação do legado de Oneyda Alvarenga, que tanto contribuiu para a cultura nacional e não tem em sua cidade e região um acervo que preserve sua história. Além disso, visa também a ampliar os letramentos e a importância dos registros, acervos e cultura da memória histórica em tempos líquidos e de digitalidades, especialmente para as gerações mais jovens. Por meio de revisão bibliográfica e conhecimentos específicos para manuseio e limpeza de livros raros, a pesquisa, em andamento, ocupa-se de tratar e bem alocar o acervo doado na organização do espaço físico no campus, bem como perfila reflexões e práticas em torno das temáticas sobre acervos e tecnologias, desenvolvimento e consolidação da formação leitora e de escrita no contexto do ensino, e usos de tecnologias que favoreçam a divulgação, acessos e visibilidade dessa iniciativa. Os resultados apresentados até então denotam que um espaço de difusão à visitação e pesquisa sobre memória e registros documentais numa instituição pública de ensino, e em cenários tecnológicos, sobretudo no educacional, onde as práticas de ensino e aprendizagem são transformadas de modo mais célere, podem impactar positivamente a forma como o ler e o escrever se desenvolvem cotidianamente em nossas sociedades.
Palavras-chave
Acervos. Memória. Tecnologias.
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