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ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA 3ª ETAPA DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO "O CAMINHO DAS ÁGUAS NO AMBIENTE URBANO" NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL IMACULADA DA CONCEIÇÃO
Última alteração: 2024-09-12
Resumo
Este trabalho analisa os resultados da 3ª etapa do Projeto de Extensão "O Caminho das Águas no Ambiente Urbano" na escola CEI Imaculada da Conceição, Belo Horizonte. O objetivo do projeto é promover a compreensão dos conceitos de Ciclo da Água, Bacia Hidrográfica, Relevo, Solos e Saneamento por meio de atividades práticas, como maquetes e simulações de chuva, com turmas do 5º e 6º anos. O estudo visa aumentar a conscientização ambiental e práticas sustentáveis entre os alunos. O projeto foi dividido em três etapas principais: Produção dos sons da chuva e Introdução ao ciclo da água; Experimentos de infiltração da água da chuva em diferentes tipos de solo; Análise dos resultados dos experimentos e atividades de encerramento. A terceira etapa, da qual nossa equipe foi responsável, incluiu: Análise dos gráficos produzidos pelos alunos na segunda etapa; Conscientização sobre o uso sustentável da água por meio de apresentações e discussões; Diagnóstico final do conhecimento dos alunos com questionários abrangendo os tópicos discutidos. Foram analisados gráficos feitos pelos alunos e suas respostas nas discussões e questionários. Os resultados mostraram que os alunos do 5º ano foram mais participativos e demonstraram melhor compreensão dos conceitos em comparação com os alunos do 6º ano. A análise revelou uma diferença significativa no engajamento e conhecimento entre as turmas, com os alunos do 5º ano mostrando maior interesse e entendimento. Essa variação pode estar relacionada ao perfil socioeconômico dos alunos, com o 5º ano sendo composto principalmente por alunos da região central da cidade, enquanto os do 6º ano vieram de uma comunidade urbana periférica. Isso sugere a necessidade de adaptar estratégias de ensino para diferentes contextos socioeconômicos.
Palavras-chave
Educação Ambiental. Ciclo da Água. Ação de Extensão.
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