Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 20ª Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA 3ª ETAPA DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO "O CAMINHO DAS ÁGUAS NO AMBIENTE URBANO" NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL IMACULADA DA CONCEIÇÃO
Beatriz Cardoso de Oliveira, Davi de São José Antunes, Frederico Keizo Odan

Última alteração: 2024-09-12

Resumo


Este trabalho analisa os resultados da 3ª etapa do Projeto de Extensão "O Caminho das Águas no Ambiente Urbano" na escola CEI Imaculada da Conceição, Belo Horizonte. O objetivo do projeto é promover a compreensão dos conceitos de Ciclo da Água, Bacia Hidrográfica, Relevo, Solos e Saneamento por meio de atividades práticas, como maquetes e simulações de chuva, com turmas do 5º e 6º anos. O estudo visa aumentar a conscientização ambiental e práticas sustentáveis entre os alunos. O projeto foi dividido em três etapas principais: Produção dos sons da chuva e Introdução ao ciclo da água; Experimentos de infiltração da água da chuva em diferentes tipos de solo; Análise dos resultados dos experimentos e atividades de encerramento. A terceira etapa, da qual nossa equipe foi responsável, incluiu: Análise dos gráficos produzidos pelos alunos na segunda etapa; Conscientização sobre o uso sustentável da água por meio de apresentações e discussões; Diagnóstico final do conhecimento dos alunos com questionários abrangendo os tópicos discutidos. Foram analisados gráficos feitos pelos alunos e suas respostas nas discussões e questionários. Os resultados mostraram que os alunos do 5º ano foram mais participativos e demonstraram melhor compreensão dos conceitos em comparação com os alunos do 6º ano. A análise revelou uma diferença significativa no engajamento e conhecimento entre as turmas, com os alunos do 5º ano mostrando maior interesse e entendimento. Essa variação pode estar relacionada ao perfil socioeconômico dos alunos, com o 5º ano sendo composto principalmente por alunos da região central da cidade, enquanto os do 6º ano vieram de uma comunidade urbana periférica. Isso sugere a necessidade de adaptar estratégias de ensino para diferentes contextos socioeconômicos.

Palavras-chave


Educação Ambiental. Ciclo da Água. Ação de Extensão.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.