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ESCREVER, EDITAR E PUBLICAR NA ESCOLA: PESQUISA-AÇÃO NO SELO BARULHO PARA O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS EXTENSIONISTAS
Última alteração: 2024-09-23
Resumo
Esta pesquisa buscou contribuir para desenvolver metodologias de produção editorial em contexto escolar, com possíveis aplicações em práticas extensionistas. O ponto de partida é a experiência do Selo Barulho, da LED, editora-laboratório do Bacharelado em Letras do CEFET-MG. Trata-se de um conjunto de livros que reúnem textos produzidos por estudantes da EPTNM, sob supervisão de docentes da instituição. A pesquisa baseia-se nos princípios de uma educação popular e inclusiva, em especial a Pedagogia Freinet. Entende-se que a produção textual em contexto escolar pode contribuir para a formação de sujeitos sensíveis e críticos e para a construção da autoria. Considera-se, ainda, que o livro funciona não como mero instrumento de transmissão de conhecimento, mas como dispositivo de partilha de saberes, experiências e sensibilidades da juventude. Utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação, por meio da qual a bolsista participou em todos os processos editoriais (da seleção dos textos ao lançamento) do livro "Um bocado temporal", que reúne produções de estudantes que ingressaram no curso de Equipamentos Biomédicos do CEFET-MG em 2023. Paralelamente, foram feitas leituras teórico-metodológicas e registros escritos sobre o processo. Conclui-se que, além de publicar o livro supramencionado, estimulando o percurso autoral e editorial de seus participantes, o projeto tem o potencial de estimular a implementação de iniciativas similares em outros contextos, integrando práticas de ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave
Edição. Extensão. Pesquisa-ação.
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