Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
CLIMATIZADOR PESSOAL EVAPORATIVO POR EFEITO CAPILAR
Alexandre Morais de Oliveira, José Gaspar da Silva Júnior

Última alteração: 2016-09-08

Resumo


Refere-se este modelo a um equipamento de condicionamento de ar portátil, que utiliza do efeito capilar de materiais porosos dispostos em canais paralelos para promover o resfriamento evaporativo e propiciar conforto térmico a um micro-clima pessoal, sem a necessidade de uma bomba de recirculação de água. A tecnologia possibilita o uso do equipamento em ambientes pequenos, tipo escritórios, dormitórios, salas de estar sendo alocado em cima de uma mesa ou móvel próximo ao usuário, dispensando o uso de instalações hidráulicas. O consume de energia é muito baixo, somente aquele necessário para acionar um pequeno ventilador. O equipamento além de resfriar e umidificar também tem a capacidade de odorizar o ar de um ambiente quando adicionado essência de floral ou citronela, por exemplo.

Palavras-chave


Resfriamento Evaporativo, Climatizador de Ar

Referências


CAMARGO, J. R. Resfriamento evaporativo: poupando energia e o meio ambiente. Revista Ciências Exatas, Taubaté, v.9/10, n.1-2, p. 69-75, 2004.

CAMARGO, J. R.; CARDOSO, S.; TRAVELHO, J. S. Utilização do resfriamento evaporativo para conforto térmico humano em diversas cidades brasileiras. Natal: Conem, 2000.

COSTA, T.; Efficient Cooling for California Campus, Ashrae Journal, may (2005) 70-74

OLIVEIRA, A. M. Climatização por Resfriamento Evaporativo: estudo teórico e experimental de protótipos. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.