Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
MÓDULO DIDÁTICO PARA ENSINO DE ACIONAMENTOS ELÉTRICOS
Daniel Soares Alcantara, José Eduardo Silva Gomes, Karel Chatrny Pereira de Melo

Última alteração: 2016-09-02

Resumo


Os experimentos práticos desenvolvidos pelos estudantes do curso técnico possibilitam aplicar na os conceitos aprendidos em sala de aula em sistemas reais. Os módulos dis-poníveis comercialmente são de custo elevado e alimentador em baixa tensão, o que po-de gerar risco de choque elétrico. É importante destacar que os equipamentos e compo-nentes utilizados nessas atividades devem ser seguros e obrigatoriamente atender os requisitos mínimos estabelecidos pelos órgãos competentes de normalização. Este trabalho apresenta um Módulo didático de baixo custo para o uso nas aulas da disciplina de Acionamentos Elétricos Curso Técnico de Mecatrônica da Unidade Varginha, como complemento ao processo de aprendizagem nela realizado. Dotada de módulos que permite realizar vários experimentos, com uma configuração flexível e versátil, possui conectores especiais, com cabos blindados, a alimentação conta com um módulo que fornece extra baixa tensão, além de possuir aterramento e proteção adicional contra curto-circuito. Possibilitando ao usuário simular a operação os motores sob diferentes condições de partida e sentido de rotação. O controle proposto será estabelecido, por meio do uso de relés, chaveamento por transistor, botoeiras para controle ON/OFF, bem como leds indicativos da operação a ser realizada.

Palavras-chave


Automação. Ferramenta didática. Controle de Motores.

Referências


Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT (1996). NBR 7094: Máquinas Elétricas Girantes - Motores de Indução - Especificação. Rio de Janeiro.

NBR 14152:1998 - Segurança de máquinas - Dispositivos de comando bimanuais - Aspectos funcionais e princípios para projeto.

NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NR 12 - Máquinas e equipamentos.

NBR NM - 272:2002 - Segurança de máquinas - Proteções - Requisitos gerais para o projeto e construção de proteções fixas e móveis.

NBR NM - 273:2002 - Segurança de máquinas - Dispositivos de intertravamento associados a proteções - Princípios para projeto e seleção.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.