Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
BECA: ARMADILHA PARA CAPTURA DO MOSQUITO Aedes aegypti
Rosiane Resende Leite, Isadora Brandão Reis, Maira Carvalho Neves, Maria Luísa Silva Amancio

Última alteração: 2016-08-31

Resumo


O mosquito Aedes aegypti é vetor das doenças viróticas Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. O número de casos destas doenças aumentou de forma significativa nos últimos anos. Uma maneira de combate a tais doenças é o controle populacional do mosquito vetor. Esta pesquisa teve por objetivo construir uma armadilha feita com materiais acessíveis e de baixo custo, buscando-se eficácia na captura do mosquito A. aegypti fêmea. A armadilha denominada BECA foi construída usando-se uma garrafa pet ligada a um cano de PVC em uma extremidade e na outra um joelho também de PVC conectado a parte superior de outra garrafa pet. Neste sistema aplicou-se cola entomológica. Como atrativo usou-se uma infusão de gramíneas. A estrutura externa da armadilha foi pintada de preto, para aumentar o grau de agitação das partículas aumentando a difusão do odor e, consequentemente, melhorando a sua eficácia. A armadilha está sendo testada em campo. Espera-se que ela seja eficaz para capturar o mosquito A. aegypti.

Palavras-chave


Mosquito. Aedes aegypti. Armadilha.

Referências


FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG. Mosquito da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Disponível em: <http://site.medicina.ufmg.br/inicial/mosquito-da-dengue-da-febre-chikungunya-e-do-zika-virus-2/>. Acesso em 17 de abril de 2016.

BRAGA, I.A; VALLE,D. Aedes aegypti: vigilância, monitoramento da resistência e alternativas  de  controle  no Brasil. Epidemiol.Serv.Saúde,Brasília,16(4):295-302,out-dez,2007.

GORAYEB, I.de S. Uma nova armadilha ventilada para coleta de mosquitos com ou sem atração humana. 2013. Disponível em: <http://www.museugoeldi.br/editora/bn/artigos/cnv8n1_2013/armadilha(gorayeb).pdf> Acesso em: 22/05/2016.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.