Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
ESTUDO NUMÉRICO DA IMPORTÂNCIA DAS TUBULAÇÕES DE ADMISSÃO E ESCAPE DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA
Tiago Coelho Alceu, Juliana Botelho Aparecida, Elianfrancis Souza Silveira, Leonardo Ignácio Silva

Última alteração: 2016-09-12

Resumo


A função dos dutos de admissão e escape de um motor de combustão interna é canalizar os gases de entrada e saída. No entanto, o seu próprio comprimento e diâmetro são extremamente importantes, pois a inércia do movimento destes gases pode contribuir com a melhora do enchimento dos cilindros de ar atmosférico. Contudo, para encontrar qual a geometria ideal das tubulações, foi realizada uma série de simulações paramétricas utilizando o software Lotus Engine Simulation com o objetivo de satisfazer as características próprias e dos efeitos pulsantes das tubulações do motor Honda 150 cc. Para enfatizar a importância destas tubulações, foram realizadas duas simulações posteriores às paramétricas visando comparar o real ganho da eficiência. Nestas, foi notado que o motor obteve um aumento de 32,5% de torque e, referente à potência, o ganho foi de 24% em uma rotação menor. A eficiência volumétrica teve um rendimento significativo, saltando de 82% a 2000rpm para 114,7% a 5000rpm, uma melhora de 40%. Diante destes resultados, é notória a importância destas tubulações para mostrar que a inércia dos gases gerada pela sua velocidade e massa e o sincronismo das aberturas e fechamento das válvulas efetivamente melhora a performance do motor.

Palavras-chave


Admissão. Escape. Motor de combustão interna.

Referências


2016 GROUP LOTUS PLC.Lotus Engine SimulationVersão 5.05 (freeware). 2016. Disponível em:. http://www.lotuscars.com/engineering/engineering-software, Acesso em: 18 de fevereiro de 2016.

BLAIR, G. P. (1999). Design and simulation of four-stroke engines. Warrendale: Societyof Automotive Engineers, Inc.

BRUNETTI, Motores de Combustão Interna, volume 1. São Paulo. Editora Blucher, 2012.

BRUNETTI, Motores de Combustão Interna, volume 2. São Paulo. Editora Blucher, 2012.

HANRIOT, S. M. (2001). Estudos dos Fenômenos Pulsantes do Escoamento de Ar nos Condutores de Admissão em Motores de Combustão Interna. 177p. Tese, Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerias, BH.

HEYWOOD, J. B. Introduction to Internal Combustion Engines. New York: McGraw-Hill, 1988.

Lotus Engineering.Getting Started Using Lotus Engine Simulation.Lotus Cars Ltd, 2001.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.