Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE SINAIS DE ELETROCARDIOGRAMA UTILIZANDO FPGA
Erika Tiemi Anabuki, Mateus Hufnagel, Cissa Areias Raimundo

Última alteração: 2016-09-13

Resumo


O eletrocardiograma (ECG) é o registro da variação do potencial elétrico do coração. Um período do sinal de ECG pode ser decomposto em trechos e cada trecho é necessário para o diagnóstico de vários problemas cardíacos. Este trabalho tem como objetivo a implementação de um sistema de análise de sinais de ECG embarcado em FPGA (Field Programmable Gate Array), capaz de detectar arritmias cardíacas. O projeto é desenvolvido através de uma análise de classificação para identificar, através do sinal de ECG de entrada, se o mesmo corresponde ao de uma pessoa com ou sem arritmia. Para isso, é feito o estudo das formas de onda presentes nos sinais de ECG, que foram obtidos a partir dos sinais do banco de dados PhysioBank, baseando-se em seu estado de normalidade. A fim de alcançar um elevado nível de precisão pelo sistema detector de arritmia, o sinal de ECG deve estar livre de ruído. Para eliminar esses ruídos deve-se aplicar técnicas de processamento digital de sinais. Neste contexto, o presente projeto também visa a implementação de métodos de processamento de sinais para eliminação de ruídos nos sinais de ECG.

Palavras-chave


ECG. FPGA. Filtros digitais.

Referências


NEWMAN, k.; LARAMIE, N.; and MEDINA, C. Rapid Prototyping of an FPGA based sensor system for Biomedical Monitoring. Proceedings of WSEAS, 2006.

IGARASHI, M. UTILIZAÇÃO DE FILTROS PARA REMOÇÃO DE INTERFERÊNCIA DESINAIS DE ELETROCARDIOGRAMA. Universidade Mackenzie, 2007.

 

 


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.