Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
O TEATRO COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA ABORDAGEM DE CONCEITOS SOBRE MUTAÇÕES E CÂNCER
Leila Saddi Ortega, Cláudia Gomes França, Larissa Giovanna Ferreira Garcia, Taynara Inácio Oliveira Gabriele, Rayane de Oliveira Gonçalves

Última alteração: 2016-08-28

Resumo


Conteúdos da genética, em especial, aqueles sobre mutações e câncer, têm recebido grande destaque nos meios acadêmico-científico e de comunicação, o que torna o aprendizado desses conceitos imprescindível à vida dos estudantes. Os métodos tradicionais de ensino têm sido limitados para que os estudantes conheçam, reflitam e formem opinião própria sobre estes temas. Com o intuito de contribuir para atenuar esse problema, este trabalho vem propor um instrumento didático criativo para facilitar o conhecimento sobre as causas e consequências na formação de células tumorais. A partir disso, desenvolveu-se um teatro no qual houve a produção de um roteiro que inclui os conceitos genéticos sobre mutação e câncer numa contextualização lúdica e criativa unida a um cenário de vida cotidiana. A peça foi apresentada em sala de aula para alunos do curso Técnico em Química do CEFET/MG. Observou-se uma profícua recepção dos alunos diante desse método de ensino artístico-didático, revelada pelo envolvimento e participação. Posteriormente, foi realizada a filmagem da peça teatral, para divulgação deste trabalho. Assim, a divulgação do vídeo, construído nesta pesquisa, tornará esta atividade didática disponível a outras instituições escolares, oportunizando e facilitando o conhecimento e reflexão dos estudantes sobre temas tão presentes no meio social e midiático.

Palavras-chave


Câncer. Ensino de Biologia. Atividade Didática.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.