Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
Logicando: Uma plataforma online de jogos interativos e atividades para o ensino de lógica a jovens do ensino básico
Alisson Rodrigo Santos, Bruno Victor Ventura, Lucas Ferreira dos Santos Duarte, Vitor Luís Gonçalves Silva

Última alteração: 2016-09-08

Resumo


O trabalho desenvolvido se dedicou à confecção de uma plataforma que tem como objetivo ensinar crianças e adolescentes do ensino básico fundamentos gerais a respeito da área de programação, seus elementos e propriedades.. Para que essa meta seja atingida, está em desenvolvimento uma série de jogos interativos e atividades dinâmicas além de exercícios gerais envolvendo lógica de programação em dois módulos, sendo eles iniciante e avançado, de modo a motivar o aprendiz e apresentar conceitos gerais de programação, de forma a conciliar diversão e aprendizado. As atividades foram implementadas por meio da linguagem de programação Java, em conjunto com uma biblioteca externa, a Libgdx. O site possui uma interface amigável, mantendo um banco de dados próprio para armazenar dados de registro do usuário, tais como nome e data de nascimento. Por meio dos dados armazenados, o site guarda o progresso do usuário para que ele observe sua evolução ao longo de seus estudos.

Palavras-chave


Ensino. Lógica de programação. Jogos digitais.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.