Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
CORREDOR DO TEMPO GEOLÓGICO SENSORIAL
Bruna Letícia dos Santos, Francisco de Castro Valente Neto, Ingrid Rodrigues de Oliveira, Laura Adriele Moura da Silva, Maria Eduarda Ferreira de Faria

Última alteração: 2016-09-08

Resumo


Nosso planeta tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Esse longo intervalo de tempo, chamado de tempo geológico, foi dividido pelos cientistas, para fins de estudo e de entendimento da evolução da Terra, em intervalos menores: éons, eras, períodos, épocas e idades. Essa divisão é baseada num conjunto de características que incluem geologia, biologia, clima, tectonismo, características que o planeta exibiu em determinados momentos de sua história.
Para os seres humanos, cuja expectativa de vida gira em torno de 70 anos é, por vezes, difícil imaginar toda essa imensidão de tempo.
O projeto aqui apresentado tem como objetivo mostrar as mais diversas características das eras geológicas, levando os visitantes a uma viagem desde os primórdios do planeta até os dias atuais. Para isso, os autores buscarão reproduzir as mais diversas características do planeta de forma a estimular os sentidos dos visitantes: tato, olfato, audição, visão.

Palavras-chave


Tempo geológico. Geologia. Geociências. Experiência sensorial.

Referências


PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.et al. (Org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos Editora, 2000.

Sousa, M. de. Manual da pré-história do Horácio. 3 ed. São Paulo: Globo. 2009. 223 p.

http://www.paleontologianasaladeaula.com/

http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Breve-Historia-da-Terra-1094.html


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.