Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA VELOCIDADE VEICULAR CONSIDERANDO O COMPORTAMENTO DOS MOTORISTAS
Agmar Bento Teodoro, Farney Aurélio Alcântara, camila Nunes Santos, Deborah Cristina da Rocha, Gabriel Lopes de Faria

Última alteração: 2016-09-08

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um estudo de caráter exploratório, cujo o foco é conhecer a velocidade instantânea em diferentes vias de níveis hierárquicos distintos e analisar o comportamento dos motoristas no que diz respeito a velocidade. Para tal foram realizadas duas pesquisas, a primeira foi o levantamento das velocidades desenvolvidas pelos motoristas através de um radar móvel em uma determinada área de estudo na cidade de Belo Horizonte em horários de pico e a segunda foi a aplicação de um questionário com motoristas que em sua maioria fazem viagens com seus veículos todos os dias, o questionário levantou informações de perfil do entrevistado, como: gênero, faixa etária e profissão, e também colheu informações sobre o conhecimento dos motoristas entrevistados sobre a hierarquização das vias. A análise dos dados coletados permitiu concluir que parte dos motoristas não conhecem o conceito de hierarquização viária em seu dia a dia e acabam ultrapassando o limite de velocidade nas vias locais em horários de grande fluxo como medida de escape dos congestionamentos nas vias coletoras e arteriais.

Palavras-chave


Velocidade. Comportamento. Hierarquização Viária.

Referências


BHTRANS (2014) Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte. Informações sobre acidentes com vítimas no município de Belo Horizonte – Ano 2013. Disponível em: <https://www.detran.mg.gov.br/sobre-o-detran/estatisticas-do-transito-2/acidente-com-vitima-em-bh?download=705:relatorio-acidentes-bh-2013> Acesso em : 17 de julho de 2016.

FEDERAL, Senado. Código de Trânsito Brasileiro. Brasília: Secretaria Especial de Editoração e Publicações, 2002.

HORIZONTE, Belo. Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte. 2008. Disponível em: <http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublicodl/Temas/Observatorio/observatorio-da-mobilidade-publicacoes-2013/PlanMob-BH-DiagProgPrelimOut2008.pdf>. Acesso em: 18 de julho de 2016.

OLIVEIRA, Paula. Análise da largura das vias e suas configurações em relação à velocidade de tráfego. 2015. Universidade Federal Rural do Semi-Árido. 2015.

SEDS (2015) Secretária Estadual de Defesa Social. Diagnóstico de Acidentes de Trânsito de Minas Gerais 2014-2015. Disponível em: < http://www.seds.mg.gov.br/images/seds_docs/estatisticas/Estatisticas_transito/2016.04.15_CINDS_SEDS-MG_DIAGNOSTICO_DE_ACIDENTES_DE_TRANSITO_MG_2014-2015.pdf.>. Acesso em: 15 de julho de 2016.

YAMADA, Mario. Impacto dos radares fixos na velocidade e na acidentalidade em trecho da rodovia Washington Luís. 2005. Universidade de São Paulo. 2005.

 


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.