Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
IMARIUS: UMA HEURÍSTICA PARA A DIMINUIÇÃO DE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO AMBIENTE DOMESTICO
Alberto Pena Lara, Vinicius Laredo Henrique Duarte, Laura Ferreira Santos, Lucas Augusto Niess Soares Fonseca, Thiago Salles Santos

Última alteração: 2016-09-14

Resumo


Este projeto visa detecção de focos do mosquito Aedes aegypti em ambientes domésticos, dado o cenário de grande incidência das doenças transmitidas por ele, tais como dengue, febre Chikungunya e febre Zika no Brasil. Isso se dará através da varredura de uma imagem fornecida pelo usuário através de sua galeria ou foto instantânea da câmera de dispositivos móveis, auxiliando-o no combate ao mosquito durante o dia-a-dia.
Os focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados em recipientes onde se possa ter água parada, mas nem todas as pessoas têm o conhecimento de quais são esses objetos e como se deve proceder para não possuir o foco do mosquito em suas casas, já que 90% dos focos do mosquito estão em ambientes domésticos. Com isso, o projeto Imaruius terá como objetivo mostrar ao usuário quais são os objetos que possivelmente contém o foco do mosquito a partir de uma fotografia oferecida pelo usuário e também auxiliará na manutenção do objeto sem água parada.

Palavras-chave


Processamento de imagens. Chikungunya. Zika. Combate.

Referências


BESERRA Eduardo B., JR. Francisco P. de Castro., . (2006). Biologia e Exigências Térmicas de Aedes aegypti (L.) (Diptera: Culicidae) Provenientes de Quatro Regiões Bioclimaticas da Paraíba. SciELO Brazil.

 

BRASIL, M. d. S. (2002). A sociedade contra a dengue. Brasilia, DF: Ministério da Saúde.

 

FAPPI, D. A. (2014). A problemática socioambiental urbana da dengue no município de Missal. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira.

 

MUNICÍPIO DE IMARUI, S. C. (2016). História - Município de Imaruí. Governo Municipal de Imaruí.

www.imarui.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/20446.  Acesso em

10/03/2016.

 

University, O. (2009). Dicion´ario Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de Inglês. Oxford

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.