Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA: ATIVIDADES LÚDICAS PARA ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO
Larissa Carvalho Soares Amaral, Cristhian Flamarion Gomes de Carvalho, Milena Cristina Faria Abreu, Ana Elise Messias da Silva

Última alteração: 2016-09-05

Resumo


A nanociência é o estudo de materiais nanoparticulados e de suas propriedades e a nanotecnologia é a tecnologia geradora de matérias primas e produtos com tamanhos nanométricos. Dentre as aplicações de mercado, podem-se destacar os fluidos magnéticos (ferrofluido) que apresentam grande magnetização na presença de um campo magnético e são compostos por partículas ferromagnéticas em escala nanométrica. Embora a nanotecnologia venha sendo considerada a próxima revolução tecnológica, este assunto normalmente não é tratado em sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho foi abordar o tema nanociência/nanotecnologia usando atividades lúdicas - um jogo e um experimento - no intuito de aproximar o assunto dos estudantes de nível médio. O jogo “Mani pulando átomos” foi criado usando a ferramenta "Unity", programado em linguagem C. No experimento, foi sintetizado um fluido magnético com materiais alternativos (lã de aço e óleo vegetal) que foi testado na presença de um superimã. Ambas as metodologias permitem aproximar os estudantes de nível médio do mundo da nanociência, além de permitir a discussão de vários conceitos estudados em química.

Palavras-chave


Nanociência. Jogo. Fluido magnético.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.