Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
CONSTRUINDO PLUVIÔMETROS - OBSERVAÇÃO E REGISTRO DO CLIMA EM ARAXÁ-MG
Bruna Letícia dos Santos, Francisco de Castro Valente Neto, Ana Júlia Lopes Braga, Maria Eduarda Miranda Melo, Keith Evelyn Tavares Borges

Última alteração: 2016-09-08

Resumo


A Terra, desde sua origem sempre esteve em constantes mudanças de temperatura, alternando longos períodos de aquecimento e glaciação causados por fenômenos naturais. O clima é o resultado da interação entre temperatura, pluviosidade, massas de ar, correntes oceânicas e outros diversos fatores.
A crise hídrica ocorrida no ano de 2015, principalmente na região sudeste do país fez com que a população buscasse entender melhor o funcionamento dos ciclos que constroem o planeta, como o ciclo da água.
Este trabalho vem sendo desenvolvido desde o início do ano letivo de 2016, se iniciou com a construção de pluviômetros que se encontram em diversos pontos da cidade de Araxá-MG. A cada bimestre são elaborados relatórios descrevendo as atividades de medição e registro dos pluviômetros.
Os autores farão a compilação dos dados coletados e construirão pluviômetros caseiros para demonstração do funcionamento do mesmo. Os dados de cada pluviômetro serão incluídos em um mapa georreferenciado do município de Araxá, para que o público tenha uma visão global de como ocorreu a distribuição das chuvas durante o período de registro.

Palavras-chave


Chuvas. Pluviômetro. Geologia. Sistema Exógeno.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.