Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

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UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DAS ONDAS GRAVITACIONAIS
Alan Jorge Alves do Carmo, Jaíne Israel Custódio, Laura Diniz de Araujo, Pâmela Sarto Silva

Última alteração: 2016-09-02

Resumo


A recente detecção de ondas gravitacionais pelo Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO) se tornou um tema de bastante importância na comunidade científica.
Essas ondas são perturbações provocadas por corpos maciços (estrelas de neutrons, buracos negros, etc.) que se propagam e provocam curvaturas no espaço-tempo. Elas foram previstas pelo físico Albert Einstein em 1916, em sua Teoria da Relatividade geral.
O estudo destas ondas é importante na compreensão do Universo, seu início e evolução. Além disso, as detecções dessas ondas contribuem com o desenvolvimento de tecnologia e sua divulgação científica contribui no âmbito sociocultural.
Dada a complexidade teórica para compreendê-las, este projeto pretende realizar uma abordagem didática dessas ondas, com objetivo de esclarecer ao público geral o que são, como foram detectadas e a sua importância. Para isso, estudamos os conceitos de relatividade restrita e geral relacionados. Em seguida, desenvolvemos maquetes e protótipos empíricos com o objetivo de apresentar formas didáticas simples dos importantes conceitos necessários para compreender estas ondas. Realizamos também uma representação do experimento de detecção feito pelo LIGO. Estes protótipos podem ser confeccionados em atividades escolares ou oficinas a um baixo custo e utilizados na divulgação científica ou sala de aula, promovendo o enriquecimento do ensino de física.

Palavras-chave


Física Moderna. Ondas Gravitacionais. Modelos didáticos.

Referências


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