Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E UMA NOVA PROPOSTA PARA O ENSINO DA FÍSICA
Raphaella Bahia S Cabral, André Rodrigues Monticeli, Mateus Filipe Barbosa, Daiana Moreira Mendes Rozendo

Última alteração: 2016-09-02

Resumo


As metodologias para o estudo de física atualmente merecem mais atenção visto que a disciplina é considerada complexa pela maioria dos estudantes. Muitas vezes, aulas práticas não contribuem satisfatoriamente com o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que é dado ao estudante a missão de encontrar resultados pré-definidos e não raciocinar sobre a prática, os erros envolvidos em sua execução e tirar suas próprias conclusões. Então, este trabalho tem o objetivo de propor uma nova abordagem para o ensino de física. Como o aprendizado dos fenômenos físicos pressupõe a compreensão e aplicação das equações matemáticas que os descrevem, propõe-se a obtenção dessas equações por meio de práticas experimentais. Pretende-se que assim os estudantes compreendam melhor e encontrem maior facilidade ao aplicá-las. Para isto, foi elaborado um experimento abordando a força elástica e a lei de Hooke, a partir do qual foi possível deduzir a equação que a define. Uma aula explorando este experimento foi elaborada, de forma a permitir ao estudante uma maior autonomia para deduzir a equação e compreender melhor suas aplicações. Espera-se que com esta nova proposta os estudantes obtenham um aprendizado mais significativo acerca da lei de Hooke e suas implicações.

Palavras-chave


Lei de Hooke. Ensino por investigação. Ensino de física

Referências


https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6607

http://www.ifi.unicamp.br/~brito/graferr.pdf


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.