Tamanho da fonte:
MAQUETES ESTRUTURAIS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL – MODELO ARCOS
Última alteração: 2016-09-08
Resumo
O ensino de estruturas praticado principalmente em cursos de Arquitetura e Urbanismo e Cursos Técnicos na área de Edificações, apresentam em sua grande maioria uma metodologia pouco adequada, não atendendo as necessidades mais imediatas e aplicativas a formação profissional destes estudantes. Seguindo a formatação do Curso Técnico em Edificações do Cefet-MG, o aluno tem contato imediato com os Desenhos e Projetos Arquitetônicos, todavia para elaboração de um projeto arquitetônico é de suma importância o conhecimento do comportamento estrutural dos elementos arquitetônicos utilizados nesses projetos. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver modelos físicos (maquetes) para estudar e representar diferentes fenômenos físicos que acontecem com as estruturas. A forma, a dimensão, os materiais a serem empregados, assim como a própria confecção do modelo são todos definidos para aprimorar o entendimento do conteúdo, formular soluções e comprovar sua eficiência. Neste trabalho o ARCO será o sistema estrutural estudado, e a ideia proposta é mostrar o comportamento de diferentes soluções para o apoio de um tabuleiro de ponte, partindo da elaboração de um sistema com apenas um arco e evoluindo até uma solução estrutural com diversos arcos, mostrando os resultados obtidos através de modelos físicos e croquis com o desenvolvimento dos desenhos e os estudos dos esforços para cada solução estrutural.
Palavras-chave
Arcos; Sistemas estruturais; Ensino-aprendizagem; maquetes.
Referências
REBELLO Y. C. P. A concepção estrutural e arquitetura. Editora Zigurate, 2000.
É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.