Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
POTENCIAIS VANTAGENS DO USO DOS MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Sarah Tiso Tana, Luciana Alvarenga Santos, Aléxia Vilela Silva

Última alteração: 2016-09-05

Resumo


A construção civil é a atividade que mais consome os recursos naturais do planeta e também o seu maior gerador de resíduos. Parte dos recursos naturais utilizados pela construção civil acaba se tornando material sem qualquer valor econômico, denominado resíduo (RIBEIRO JÚNIOR, 2009). A reciclagem é uma das estratégias para eliminação de resíduos e pode reduzir a demanda de novos recursos, de custos com transporte e produção de energia e, utilizar os resíduos que seriam perdidos em aterros sanitários. Estima-se que sejam gerados mundialmente cerca de 9,0 x 108 t/ano de resíduos da construção civil. No Brasil, estima-se que 61% do total de resíduos gerados sejam representados pela construção civil (CORRÊA et al., 2009). As pesquisas realizadas com materiais alternativos (materiais que seriam um resíduo) têm demonstrado que é possível a sua utilização. No entanto, muitos desafios precisam ser vencidos como: falta de cultura de reutilização e reciclagem, planejamento, políticas governamentais, dentre outros. Neste sentido, o presente trabalho visa obter uma abordagem sobre as vantagens potenciais do uso dos materiais alternativos na construção civil. Foi feita revisão bibliográfica sobre o assunto e avaliação do uso desses materiais como adição mineral para a produção de novos materiais usados na construção civil.

Palavras-chave


Reciclagem de resíduos. Materiais alternativos. Resíduos da construção civil.

Referências


RIBEIRO JÚNIOR, R., Proposta de um manual para gestão de resíduos da construção civil em cidades brasileiras, Dissertação, Mestrado, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Bauru, São Paulo, Brasil, 211 p., 2009.

CORREA, M. R. S., BUTTLER, A. M., RAMALHO, M. A., Reciclagem de materiais de construção, Revista Téchne, Edição 152, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2004, Resíduos sólidos - Classificação: NBR 100004. Rio de Janeiro.

SOUTSOS, M. N., TANG, K., MILLARD, S. G., Concrete building blocks made with recycled demolition aggregate, Construction and Building Materials, v. 25, p. 726-735, 2011.

 


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.