Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
TRI-CÍRCULO: UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA PARA CONSTRUÇÃO DO CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO
Luciano Nascimento Moreira, Rutyele Ribeiro Caldeira Moreira, Jackson Medeiros de Paula Pereira, Laíza Machado Leite Pimentel

Última alteração: 2016-09-04

Resumo


Os conteúdos de trigonometria constituem parte da base teórico-científica da matemática que permeia o currículo do ensino médio das escolas brasileiras. Contudo, as metodologias de ensino-aprendizagem de tais conteúdos tem se mostrado insuficientes para dar conta proporcionar de um aprendizado real. Buscando superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos de trigonometria, propõe-se a elaboração de um instrumento pedagógico com o objetivo de dinamizar as metodologias de ensino e aprendizagem, facilitando a aquisição dos saberes necessários para uma atuação crítica e consciente dos indivíduos na sociedade. O objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma aplicativo para dispositivo móvel com interface sensível ao toque que permitirá ao usuário a visualização de maneira dinâmica os ângulos e seus respectivos seno, cosseno e tangente em radianos e em graus. Essa abordagem lúdica e visual busca motivar e transformar a experiência ensino-aprendizagem de trigonometria no ensino médio, além de contribuir para a formação dos alunos engajados em tal atividade, no que tange aplicabilidade dos conhecimentos técnicos adquiridos no Curso Técnico de Informática.

Palavras-chave


Instrumento Pedagógico. Círculo Trigonométrico. Dispositivo Móvel

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.