Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

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ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ILUMINÂNCIA E QUALIDADE DA DISTRIBUIÇÃO DA ILUMINAÇÃO DE UMA SALA DE AULA CONSTRUÍDA.
José Eduardo Gomes, Daniel Soares de Alcântara, Luis Gustavo Pala de Souza, Maria Eduarda Mendes Alves

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Para que o processo ensino-aprendizagem flua de maneira eficiente em uma sala de aula é essencial que este ambiente seja seguro, limpo e confortável. No que se refere ao conforto ambiental das salas de aula um requisito importante está relacionado à iluminação. A NBR-8995-1 (Iluminação de ambientes de trabalho) estabelece que uma sala de aula deve apresentar um valor mínimo de 300 lux de iluminância. Uma iluminação insuficiente prejudica a leitura, a escrita e, com o tempo, pode causar visão turva, dor nos olhos e de cabeça. Em contrapartida, uma iluminação em excesso pode causar reflexos incômodos, sombras e desconforto por ofuscamento; além do consumo desnecessário de energia elétrica. Também deve ser observada a qualidade da distribuição da luz, o fato de durante o dia a iluminação ser composta pela luz natural e artificial e que a sala de aula é um espaço reconfigurável, ou seja, a disposição das carteiras pode ser alterada. Neste contexto, este projeto tem como objetivos avaliar a qualidade da iluminação de uma sala de aula construída, apresentar as conclusões resultantes do estudo realizado, elencar sugestões que proporcione um maior conforto visual aos alunos e contribuir para a adequação da sala de aula às normas regulamentadoras.

Palavras-chave


Sala de aula. Iluminação. Ambiente construído.