Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE BIOSSORVENTES A PARTIR DOS FRUTOS DA MACAÚBA PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES AQUOSOS CONTAMINADOS POR Pb (II)
Adriana de Almeida Pinto Bracarense, Julia Matos Rezende, Laís Alves Vilaça, Lívia de Brito Macedo, Maria Julia Camargos, Mayara Gimenes Garcia Suzuki

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


O excesso de resíduos gerados ao longo dos anos, assim como o descarte inadequado desses, tem contribuído para contaminação ambiental e surgimento de doenças. Entre os contaminantes destaca-se o Pb, metal considerando carcinogênico e mutagênico mesmo em baixas concentrações. Desta forma buscou-se investigar um material que possa ser usado na remoção de Pb, sendo escolhido os frutos da Macaúba (Acrocomia aculeata), uma vez que são constituídos por celulose e lignina, compostos comprovadamente associados a remoção de poluentes metálicos. O material adotado como objeto de estudo apresenta baixo custo e fácil acesso, pois são resíduos da extração do óleo de macaúba. Os frutos foram submetidos a tratamentos físico-químicos, análises para caracterização química e testes de biossorção com soluções de sais de Pb (II). Os testes indicaram que a biomassa preparada apresentou potencial para remoção desse poluente, e tratamentos da biomassa com HCl e NaOH foram realizados para potencializar essa remoção. Experimentos de otimizações serão realizados a fim de aumentar a remoção de Pb, e assim tornar o uso do biossorvente produzido viável economicamente. O biossorvente será testado aplicando-se a metodologia de biossorção em leito fixo, de forma a ser possível o tratamento de grandes volumes de efluentes e desta forma estreitar o caminho entre a pesquisa na bancada e a produção em escala industrial, a partir de possíveis parecerias a serem estabelecidas com indústrias e/ou mineradoras.

Palavras-chave


Biossorção. Macaúba. Chumbo.