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RPG E ENSINO DE HISTÓRIA: CRIAÇÃO DE UM JOGO DE RPG SOBRE O SEGUNDO REINADO
Última alteração: 2017-08-30
Resumo
Não é de hoje que o ensino de História deixou de ser uma série cansativa de nomes e datas. Atualmente, a história em sala de aula procura desenvolver o espírito crítico, a inventividade e o respeito à diversidade. Desta forma, o ensino da disciplina admite diversas novas possibilidades. Partindo desse pressuposto, o projeto usa do RPG (Role Playing Game) para desenvolver o interesse dos alunos pela história do Brasil. O RPG é um jogo imaginativo, que leva o jogador a viver um personagem em uma narrativa pré-desenvolvida. Neste jogo, a disciplina história apresenta diversos cenários possíveis para o desenvolvimento de aventuras. Em vista disto, nosso trabalho pretende desenvolver um jogo do gênero que use como ambiente o Segundo Reinado no Brasil. Além da criação de regras, fichas de personagens e de uma estória na qual se desenvolva o jogo, pretendemos desenvolver mecanismos que levem o aluno a fazer pesquisas sobre o contexto social, político e econômico do período, antes de começar a jogar. Portanto, trata-se da criação de uma ferramenta didática que possa facilitar o processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo que diverte os estudantes com um jogo interativo.
Palavras-chave
RPG. Ensino de história. Segundo reinado.