Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM INCLUSIVA: O TOQUE DO CONHECIMENTO
Mariana de Lourdes Almeida Vieira, Fátima de Cássia Oliveira Gomes, Natália Cristina Silva de Castro, Taynara Gabriele Inácio Oliveira, Pedro Henrique Dutra Corrêa

Última alteração: 2017-08-29

Resumo


O processo de ensino-aprendizagem em Microbiologia é um desafio, dada a natureza abstrata de inúmeros conceitos envolvidos. Uma alternativa promissora a esse cenário é o ensino centrado nas práticas de modelagem, que denota a participação ativa dos estudantes e incentiva o questionamento e pensamento crítico. Para os alunos com deficiência visual, a dificuldade em aprender estes conteúdos é ainda maior. Para esse público, que representa, de acordo com o IBGE, 18,8% da população brasileira, a ausência de materiais adaptados é um obstáculo para a aprendizagem. O Estatuto Brasileiro da Pessoa com Deficiência assegura a educação inclusiva de qualidade e o aprimoramento do sistema educacional, incentivando a pesquisa para o desenvolvimento de materiais didáticos adaptados. Neste contexto, o objetivo deste projeto foi construir modelos didáticos para o ensino da Microbiologia, elaborados por estudantes do curso técnico em Química, acessíveis à deficientes visuais. Os modelos foram construídos utilizando materiais de baixo custo, com diferentes texturas e contraste de cores. A construção destes materiais pelos alunos videntes favoreceu as interações no ambiente escolar, promovendo cooperação entre os estudantes. A proposta do projeto foi uma tentativa de contribuir para o ensino de pessoas com deficiência visual e, dessa forma, ratificar o ideal de inclusão.

Palavras-chave


Incusão. Modelagem. Microbiologia.