Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO - Ano II
Taíza Pinho Barroso Lucas, Ana Clara Matoso Ferrão, Helena Campos Ratton, Júlia Damásio Fernandes, Maria Eduarda Soares Ireno

Última alteração: 2017-08-28

Resumo


O projeto busca contribuir com a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis e capazes de reconhecer as necessidades de preservação como condição para a sobrevivência da humanidade no Planeta Terra, a partir de um processo de ensino e aprendizagem com crianças em idade de alfabetização. Espera-se desenvolver habilidades e competências que possibilite essas crianças reconhecer a natureza no ambiente de vivência infantil e assim criar uma relação de identidade com a fauna e flora do cerrado, bioma típico do ecossistema local, ainda presente no espaço urbano. A atividade está sendo realizada por quatro alunas do Curso Técnico de Meio Ambiente, em quatro escolas de ensino fundamental, sendo duas públicas e duas particulares, totalizando 12 turmas, entre os meses de julho e setembro de 2017. As estagiárias estão realizando pesquisas e estudos de metodologias pedagógicas para se trabalhar com crianças da respectiva faixa etária, assim como o tema transversal Educação Ambiental, proposto pela LDB 9.776/96. As alunas do Curso Técnico de Meio Ambiente estão desenvolvendo histórias, personagens, jogos, músicas para apresentação da temática e demais atividades pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento dos conceitos propostos ao longo do projeto.

Palavras-chave


Educação ambiental. Ensino aprendizagem. Cerrado.