Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

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APRIMORANDO O RACIOCÍNIO LÓGICO: ROBÓTICA E TORRE DE HANÓI
Elder de Oliveira Rodrigues, Alysson Kelvim Caetano da Silva, Marcos Paulo Cardoso Soares Junior, Wilgner Luís Pereira Barreto

Última alteração: 2017-08-26

Resumo


Conhecido por ajudar no raciocínio lógico, a torre de Hanói é um jogo que possui inúmeras aplicações práticas. Entre elas, ensino de algoritmos recursivos, desenvolvimento da memória, planejamento e solução de problemas através de técnicas estratégicas, etc.... Neste contexto, um exemplo de tarefa será implementado por um algoritmo para manusear um braço robótico de pequeno porte na plataforma Robix Rascal de forma a mover todas as peças da torre de um ponto inicial para outro ponto destino respeitando as normas do jogo. Para isto é determinante o uso da plataforma Robix Rascal, bem como, sua interface (placa controladora), PC e software de comunicação. O algoritmo implementado é capaz de mover quatro tipos de objetos (peças) de tamanhos diferentes considerados como extra-grande, grande, médio e pequeno – todos em formato de prisma retangular. O braço robótico do robix rascal foi alterado, de 6 (seis) eixos de liberdade para 7 (sete) eixos para que o processo dos movimentos de posições entre os locais das torres sejam alcançados. Como resultado, testes foram realizados com sucesso, sendo os objetos posicionados nas torres conforme programação da tarefa.

Palavras-chave


Algoritmo. Robótica. Jogo.