Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
Conforto Térmico Humano e o Clima brasileiro: uma consulta em Web responsiva
Letícia Carvalho Belchior

Última alteração: 2017-08-29

Resumo


O ser humano, sempre buscou satisfazer suas necessidades primárias as quais envolvem as questões fisiológicas, em especial trataremos neste artigo do conforto térmico humano que faz parte de uma necessidade corporal e do bem estar individual e social do indivíduo. Ao definir conforto térmico, utilizamos como base o diagrama de conforto térmico do Instituto de Meteorologia (INMET) que leva em consideração a umidade e a temperatura do ambiente.

Quando tratamos do território brasileiro, verificamos a diversidade de clima e consequentemente caracteristicas afetando assim o conforto térmico do indivíduo que vive em determinada região ou vai visitá-la. Neste aspecto, fizemos uma análise qualitativa sobre tais características por meio de referências bibliográficas e conseguimos sugerir atitudes necessárias para se chegar ao conforto térmico humano sob cada clima em específico.
Como o objetivo de facilitar a consulta da pesquisa e por julgar pertinente o bem estar humano por meio do conforto térmico, utilizamos a web responsiva para que qualquer indivíduo que tenha curiosidade sobre tais informações, seja possível conhecer as características climáticas e analisar o que é necessário para que o mesmo atinja o equilíbrio térmico possibilitando o acesso por meio do site na internet por meio do aparelho celular. A web responsiva tem um layout voltado para facilitar a visualização da página e dados de uma forma confortável e similar a do computador, em tela pequenas como do celular

Palavras-chave


Conforto térmico humano. Climatologia. Web responsiva.